NOTÍCIAS

Ações sustentáveis são encontradas em ambientes da Casa Cor MT

28/11/2018 às 16:45

Ações sustentáveis são encontradas em ambientes da Casa Cor MT

Com a temática Casa Viva, a sustentabilidade ganha espaço nos ambientes da Casa Cor Mato Grosso deste ano. Seja nos pequenos detalhes, quanto em projetos que envolvam tecnologia. A preocupação em tornar o planeta um lugar melhor está cada vez mais latente nos projetos criados por arquitetos e designers e na mostra podemos notar esta preocupação logo no começo, nos ambientes Living e a Varanga Gourmet, criados por Ilana Santiago.

Estes espaços contam com pedras rústicas de granito usadas para o revestimento da parede, onde tem ainda uma fonte de água reutilizável. Aliás, vale destacar que o reuso da água será cada vez mais usado em obras no Brasil e passará ser inevitável. “Foram 170 m² projetados pensando na integração dos espaços promovidos por meio de elementos naturais”, destaca a arquiteta.

A preocupação com economia no gasto da água está presente também nos produtos da Deca, patrocinadora da Casa Cor MT, utilizado em alguns ambientes da mostra. Um deles é a inovação que garante uma eficiência hídrica de torneiras que evitam respingos ao lavar as mãos e proporciona uma economia de até 60% de água. Além de chuveiros com entrada de ar que garante a sensação de volume e intensidade dos modelos convencionais, porém, com um consumo menor. O Lavabo Social, da arquiteta Isis Dantas, é um dos ambientes que utilizou os produtos de lançamento da Deca como a cuba, torneira e bacia sanitária.

Outro exemplo é a iluminação de LED, totalmente sustentável. Não contém nenhum elemento poluente, contaminante, o que acaba por reduzir a quantidade de lixo gerado, além do baixo consumo de energia, o que gera economia para o usuário e ainda diminui a necessidade de geração de energia elétrica, reduzindo os impactos ambientes desse processo. Outra vantagem do LED é ausência de emissão de calor, o que ajuda na diminuição do consumo do ar condicionado.

O espaço Home Theater, da arquiteta Ana Carolina Gori, é um exemplo da iluminação de LED e ainda com alta tecnologia de automação, em que ajuda a pessoa ter o controle de todo o sistema em suas mãos via celular ou tablet.
Há ainda que se destacar como o verde tomou conta da Casa Cor MT este ano. O uso de plantas naturais está presente em quase todos os ambientes e é a prova de que é possível que sejam utilizadas na decoração. Elas estão nas paredes, nas estantes, prateleiras e na decoração. Grandes ou pequenas, tanto faz. Tendo os cuidados adequados, a planta com certeza pode ser uma boa aliada para dar vida à casa.

Um dos espaços que conta com o verde é o loft criado pelas arquitetas Andréa Facchin Bidoia e Vanessa Bressan Koehler. “O jardim traz vida e contrapõe a sobriedade dos móveis em linhas retas e tons escuros. A ideia é tornar o espaço elegante, acolhedor e convidativo”, ressaltam as profissionais.

Outro material que merece destaque quando o assunto é sustentabilidade é o Corian®, da norte-americana DuPont™, que é um material elaborado a partir de uma combinação de minerais naturais e acrílico, certificado pelos Sistemas de Certificação Científica (SCS – Scientific Certification Systems) como material de composição reciclada. Isso porque pedaços e sobras de placas de Corian® são redirecionados para o processo de produção como matéria-prima na fabricação de novas placas.

A Mostra

A 12ª edição da CASA COR MT abre para o público nesta quarta-feira (31) e estende-se até 16 de dezembro de 2018, no Shopping Estação Cuiabá. O horário de funcionamento é das 14h às 22h, de terça a sábado, aos domingos funcionará das 16h às 20h. Nas segundas-feiras não haverá visitação.

A CASA COR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas e reúne renomados arquitetos, decoradores e paisagistas. O evento este ano conta com patrocínio da Deca e do Shopping Estação Cuiabá, além dos apoios locais da Realce Persianas, Solução Técnica Áudio e Vídeo, Prefeitura de Cuiabá, Emily Atual, Kitchens, e tem a Maxvinil como fornecedor oficial da mostra.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Sitevip Internet